Galinha muda de sexo em propriedade de SC

Uma galinha criada na zona rural de Forquilhinha (SC) chamou a atenção do agricultor  Júnior Burigo ao parar de botar ovos, desenvolver crista e começar a cantar como um galo. O animal era criado junto a outras 30 aves e pertencia ao galinheiro da família.

“Vivemos do meio rural e neste tempo todo nunca tinha visto algo assim”, disse Júnior, que vive da produção de arroz na região.

Segundo o produtor, a mudança ocorreu aos poucos. A galinha passou a produzir menos ovos que o normal até que parou totalmente sua produção. Na sequência, passou a desenvolver características masculinas, com penas mais encorpadas, por exemplo.

Embora raro, o fenômeno não é inédito. Estudos indicam que ele ocorre entre uma a cada 10 mil aves do sexo feminino. Para Cássio Wilber, médico veterinário e analista  da Embrapa Suínos e Aves, com sede em Santa Catarina, as alterações hormonais explicam o problema.

“Maior produção de testosterona em galinhas podem levar ao ocorrido”, diz.

problema pode ser agravado pela nutrição, já que fungos encontrados na ração estocada para galinhas podem ter o efeito de hormônios sintéticos.